way2themes

A sociedade como espetáculo

Por: | 06:49 Deixe um comentário
Pra quem não sabe, esse é o nome de um livro, por sinal, muito cobiçado por mim. O autor deste título é o pensador Guy Debord. Infelizmente ainda não consegui ler este livro, mas, de qualquer forma, meu post hoje será sobre esse tema.

Há alguns anos que venho observando a sociedade, inclusive os jovens, e reparando certas características que parecem se tornar cada vez mais presente ao passar dos anos. Acredito que o motivo seja o fato das redes sociais mudarem e moverem o mundo e darem muitas oportunidades de aparecermos. Sendo assim, a sociedade quer cada vez mais que olhem para ela. Queremos virar atração, somos marionetes, a exposição nos traz algo reconfortante. Afinal, quem não quer ser notado? Receber um elogio, comentarem algo que você fez, puxarem assunto sobre algo que você opinou ou sugeriu...

A cada dia que passa, percebo que a luta pelo palco é assídua. Acho saudável mostrar o que se sabe, mostrar o que se faz, o que gosta, até certo ponto. A massagem no ego, todos desejamos, mas até que ponto isso se torna ridículo? As pessoas se vendem, se exibem, se expõem. Não fazem mais as coisas naturalmente, fazem pensando no que será dito em troca, em quantas curtidas vai ganhar, implora por troca de curtidas e elogios(falsos) apenas para atingir números, para disputar. Não se posta mais as coisas por mostrar o que se pensa e estar disposto a trocar informações, hoje se posta algo para causar inveja, para chegar no topo de qualquer forma. Seja no trabalho, seja com amigos, seja em redes sociais.

Falo de redes sociais, mas isso acontece desde que o ser humano existe. A natureza é esta! Se o leão não ficar esperto e caçar primeiro, o crocodilo vai lá e toma sua comida, não é mesmo? Então, podemos concluir que sempre vão existir pessoas ou momentos em que pensamos em nós mesmos primeiro, não há dúvidas. Sempre haverá uma pessoa querendo passar à sua frente, te colocar para baixo para ela mesma se sentir melhor. Há uma diferença entre você ser legal e você querer parecer legal, querer mostrar o quanto tem, o que tem, como você faz coisas legais.

A solução é deixar a pessoa ter o momento dela, e você apenas silenciar e observar. Ela poderá se tocar do quanto está sendo cômica, e notará algo estranho, por ninguém lhe dar atenção e a atenção se volta para você, que não deu a mínima, apenas observou. Você pode evitar ou abstrair este tipo de situação. Eu sou do tipo de pessoa que não tem paciência para essas patifarias, para estardalhaços, para teatro qualquer, mas quanto mais observo, mais consigo tirar conclusões e tiro disso algo bom para mim.

Todos gostamos de passar uma imagem. O homem já não distingue mais a imagem do real e isso dificulta o convívio, as relações verdadeiras... Fica difícil construir algo maduro e concreto com a sociedade como está hoje. Todos nós tivemos ou teremos momentos ou períodos na vida em que queremos nos exibir e isso é natural, como já havia dito, mas precisamos evoluir e aprender a equilibrar tudo. Portanto, não tenha vergonha ou receio de olhar para você mesmo e a partir daí prestar atenção se você faz o que critica,  e concertar para ser uma pessoa melhor e discernir o que é direito, o que te agrada, o que faz parte dos seus princípios e não apenas criticar quem faz, mas ajudar, mesmo que silenciando, o resto da sociedade. Comece por você!


0 comentários:

Postar um comentário