way2themes

A arte de silenciar

Por: | 05:40 Deixe um comentário
Pode parecer uma inspiração nas obras de Schopenhauer, pelo título, pra quem conhece, mas ele estava certo em dizer que algumas coisas como a razão, são uma arte. Ou vai dizer que é fácil agir com a razão? O autodomínio, autocontrole são muito difíceis e saber dominar é complicado, o que quer que seja.

Bem, tenho pensado muito no silêncio e aprendido com erros meus, com experiências dos outros e agora minhas, o quão poderoso é o silêncio. Minha maior prova foi há pouco mais de 1 mês ou 2 meses. Sempre pensei que o silêncio fazia mal, corroía por dentro. Fico incomodada por não falar e não esclarecer as coisas, mesmo que a pessoa diga que entendeu, mas continue tudo errado eu vou lá e falo tudo de novo! Companhias sábias nos trazem um bom conhecimento, não só nossas próprias experiências... Acontece que elas só nos dão prova de que aquilo é real e funciona.

O silêncio machuca, desconforta e é cruel. Mas ensina! Quem silencia tem chance de pensar melhor e quem é silenciado pensa ainda mais. Sendo assim, muitas coisas podem ser concertadas, e o que seria falado de imediato foi melhor elaborado e resultará em algo que se esperava, muito provavelmente. Ninguém gosta de "torta de climão", como diria um amigo meu. Quando brigamos com a nossa mãe, por exemplo, é muito ruim ter que conviver com aquele silêncio... Uma hora as cabeças esfriam depois de terem refletido e o resultado será bom. O errante vai perceber seu erro, vai sentir falta das coisas boas e vai se mover.

Enfim, é um treino bastante difícil e dolorido, inclusive pro silenciador, pois se ele está acostumado a falar as coisas, guardar e esperar, é algo incrivelmente alucinante! Novas experiências, novas perspectivas mudam a gente e lapidam. Como um professor disse ontem: "Nunca vi ninguém aprender com acertos.". Agora, não sejam ignorantes e levem isto ao pé da letra para sair errando à vontade! Reflitam sobre o erro, tente entender por quê você erra e por quê daquela forma, tente fazer diferente e observe o resultado final.

0 comentários:

Postar um comentário