way2themes

Medo

Por: | 06:38 Deixe um comentário
Todo o conhecimento vem, de certa forma, de um questionamento, certo? A curiosidade gera conhecimento. Portanto, nada melhor do que pesquisar ou até mesmo discutir isto diante de um outro ponto de vista ou até de um mesmo ponto, acrescentando opiniões e conceitos, para que no fim cheguemos a um acordo ou mesmo num discordância, ganhando sabedoria sobre aquele assunto, temática, enfim... Eis que a conversa de hoje foi sobre um assunto comum à todos. O medo! Não lembro se já comentei sobre esse assunto, mas a partir dele surgiu uma temática interessante...



- Por que, às vezes, é difícil se expressar?
- Talvez, por culpa do medo?
- Não exatamente apenas um medo. Por diversas vezes quero dizer algo à alguém, mas tenho a certeza de que, naquele momento, estragaria tudo. Justamente por não haver nada.
- Portanto, aí está presente o medo. Receio de estragar as coisas.
- Mas seria o medo, por si só, ou ao seu lado viria a covardia? Porque medo todos temos. E agora lhe pergunto: Até que ponto pode-se dizer que a falta de atitude é covardia e até que ponto diria que é precaução?
- Bem, partindo do princípio que o medo gera covardia, será que ele poderia gerar coragem também?
- É um bom questionamento. Penso que tudo isto vem de um questionamento pessoal maior. Por exemplo, todo ser humano tem medo, mas o que diferencia uns dos outros é a forma como cada um lida com esse medo. Um homem não pode ser covarde!
- Concordo em parte. Partindo do pressuposto de que na vida aprendemos com erros e experiências que nos cause insegurança e afins, a covardia não pode ter um lado bom? A hora que você cansar de ser covarde, vai arriscar e se tornar uma pessoa melhor por gerar sabedoria para si mesmo.
- Olha... E pensando bem, acho que existe uma diferença entre covardia e precaução. Para mim, covardia é a incapacidade de agir e contrariando um pouco, a precaução é justamente o fato de você saber a hora de agir. Porque, veja bem, a covardia não deixa de ser um pensamento adiantado de que dirá se aquilo pode dar errado, assim como a precaução. Porém, acho que a covardia é um ato(por assim dizer) de alguém que não raciocina bem quanto àquela situação, já a precaução acho que é uma "não-ação" tomada pela análise da circunstância. Sendo assim, posso concluir que a covardia é emocional e a precaução é racional.
- Justamente. Ademais, diria que na precaução há planejamento e uma análise de risco, realmente, tudo é pensado racionalmente. Agora, vejamos... E a covardia sem medo? A pessoa que chamamos de covarde por agir de forma impensada e não deixar de agir, ter uma atitude vergonhosa diante de algo.
- Acredito que isso possa estar associado à questão da Idade Média, onde homens que eram covardes eram homens sem honra. Ou seja, o que quero dizer é que fugir da honra era algo incompreensível para os homens daquela época, ser um covarde era fugir de suas obrigações.
- Agora entendo. Significa que uma atitude desonrosa faz com que aquela pessoa seja covarde por não tomar uma atitude correta.
- Pois sim. Em minha opinião, o bom da vida é, justamente, o fato de podermos arriscar, abandonar a precaução e jogar os dados.
- Mas arriscar com sabedoria é a fórmula! Fora isso, é sim excitante, mas admito que sou um pouco covarde.
- Desta forma podemos perceber que todo homem precavido é um pouco covarde, e os covardes não deixam de ser um pouco precavidos paranoicos, assim diria.



E você, diria o quê sobre o medo? Qual o seu conceito sobre covardia e precaução? Você tem um pouco dos dois, tem muito de um só? O que acha sobre isso? Reflita!

0 comentários:

Postar um comentário