way2themes

A mente

Por: | 10:37 Deixe um comentário
Falar sobre a mente é um tanto quanto ousado para um mero ser-humano que não estudou Neuro-Ciência, por exemplo. Ou será que não? Talvez um psicólogo, um psiquiatra, um insano, ou mesmo um lúcido. E talvez, cada um tenha um pouco de lucidez e um pouco de loucura.

A mente mente, prega peças, surpreende! Acho que não há quem entenda completamente a mente. Uns tem mais conhecimento que outros, fundamentados em longos estudos físicos, psicológicos, etc, mas há quem entenda mais que outros mortais apenas por ser mais observador, por ter a habilidade e capacidade de perceber como funciona a cabeça de alguém.

Me considero uma pessoa com facilidade para entender a mente das pessoas. Na verdade, talvez não exatamente a mente, mas acredito que consigo compreender o por quê de certas atitudes de uma pessoa tanto próxima quanto de alguém que vi poucas vezes. Por que será? Não sei. Eu já quis fazer psicologia por isso e por achar fantástico o estudo.

A complexidade é tamanha, que nem nós mesmo nos conhecemos totalmente, tanto é que várias vezes nos surpreendemos com alguma atitude, algum pensamento, alguma ideia. Se ainda não se surpreendeu com você mesmo, espere que esse dia chegará!

Consciente ou inconsciente nossa mente nos surpreende, nos testa, cria, domina... É difícil explicar o que diretamente, formalmente, é a mente. Não é um órgão, mas está presente dentro de nós, é um continuum sem forma, tamanho, textura, é um conceito. Durante a caminhada da vida, experimentamos sensações mentais, experiências, estados diversos.

Falar sobre a mente me remete a lembrar do livro que recomendei à todos, inclusive recomendei aqui no blog (
http://hyril.blogspot.com.br/2012/09/a-arte-de-dominar-o-subconsciente.html ), portanto, acho interessante e válido recomendar mais uma vez. E digo aqui, que pretendo ler mais livros sobre isso, acho fantástico estudar sobre algo assim!

Existem exercícios que trabalham a mente para o bem, para alcançar certos estados de espírito, para acalmar, como por exemplo repetir frases, respirar devagar e profundamente, ouvir certas músicas, certos sons. A cultura do Budismo é uma que pode ajudar a trazer paz interior, é simpático! Pensadores também falaram sobre a mente. Bem, a partir disso tudo, poderíamos destrinchar o assunto, mas vou parando por aqui, pois como sempre, meus posts são assim... Dou um assunto e cada um pensa nos temas que consideram parte deste assunto e daí refletimos.


0 comentários:

Postar um comentário