way2themes

Trechos - Parte 2

Por: | 03:21 1 comentário

Continuando o post anterior, aqui vão alguns trechos e frases que gostaria de compartilhar. A maioria dos trechos são do “A arte de insultar” do filósofo Arthur Schopenhauer. Fiquem à vontade!


"Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores tornam-se seu destino." (Mahatma Gandhi)

Kant e o direito de mentir
L'homme a regi la parole pour pouvoir cacher sa pensée [O homem recebeu a palavra para poder esconder seu pensamento].

A massa
A grande multidão possui olhos e ouvidos, mas não muito mais do que isso, menos ainda juízo e memória.

Maturidade – no homeme e na mulher
[...] Dificilmente o homem atinge a maturidade da razão e das capacidades intelectuais antes dos vinte e oito anos; já a mulher a alcança aos dezoito [...].

A memória
A memória é um ser caprichoso e bizarro, comparável a uma jovem: às vezes rejeita, de modo totalmente inesperado, o que deu em cem casos, e depois, quando não se está mais pensando no assunto, manifesta-se espontaneamente.

Mulheres, mentiras e fingimentos
[...] Talvez seja impossível haver uma mulher totalmente sincera e autêntica. E justamente pelo fato de elas terem tanta facilidade para descobrir o fingimento alheio não é aconselhável tentar fingir com elas.

Portas que batem
A tolerância que se costuma ter com barulhos desnecessários, por exemplo, com o bater das portas, hábito extremamente inconveniente e vulgar, chega a ser um sinal da obtusidade geral e da falta de ideias. Na Alemanha, as pessoas parecem querer justificar a própria falta de concentração por causa do barulho.

Religião
[...] As religiões são filhas da ignorância, que não conseguem viver por muito mais tempo do que sua mãe.
Nos séculos passados, a religião era como uma floresta atrás da qual os exércitos podiam permanecer e esconder-se. [...] Entretanto, após o corte de tantas árvores, restaram apenas arbustos, atrás dos quais eventualmente se escondem alguns gatunos. [...]

Rosas e espinhos
Não há rosas sem espinhos. Mas há muitos espinhos sem rosas.

O ruído
O ruído é a mais impertinente de todas as interrupções, uma vez que interrompe, ou melhor, quebra até mesmo nossos pensamentos. No entanto, onde não há nada a ser interrompido, certamente ele não chega a incomodar.

Um comentário: Deixe o seu comentário

  1. Legais os trechos !! Quanto aos primeiros... Zarathustra... O inventor do conceito de religião, já falava 600 anos antes de cristo! "Bons pensamentos, boas palavras e boas ações."

    ResponderExcluir