way2themes

Evolução

Por: | 03:25 2 comentários
Bem, não acredito em muita coisa que não tenho provas, que não senti ainda. Sou um pouco cética, admito, sou mais de energia e tal, mas quero falar de evolução espiritual hoje. Inclusive eu escrevi uma letra sobre esse tema, mais ou menos. Enfim... Eu escrevi um post, há pouco tempo, sobre perdão. O que isso tem a ver? Para mim, o perdão é uma forma de evoluir a alma, de amadurecimento.

A capacidade de nos livrar de sentimentos ruins, de passar por cima de atitudes ruins contra nós, ao meu ver, é muito benéfico para nós mesmos. Há uma limpeza interior, emocional e mental, e nada mais benéfico que isso, certo? Jogar pelo ralo sentimentos desprezíveis, que nos trazem algo de ruim, é mais válido do que pensamos. Alguns podem pensar que isso é baixar a cabeça, se entregar, se humilhar perante ao outro que errou conosco, mas acho que não é bem isso. Você deve que tirar o bom de cada experiência ruim e evoluir aprendendo a se libertar das coisas ruins, isso sim!

"Então, evolução espiritual tem a ver com a melhoria da nossa miopia espiritual e os óculos são o discernimento, o conhecimento e a limpeza dos nossos sentimentos." (O que é evolução espiritual - Mauro Kwitko)

Querendo ou não, a evolução é constante. Pode demorar, pode ser gradual, pode ser exponencial, a gente sempre vai evoluindo ao passar do tempo. Alguns evoluem mais cedo, alguns evoluem em poquíssimas coisas e assim por diante...

"A visão entre o que desejamos e o que precisamos são diferentes porque uma vem do Eu Inferior e outra do Eu Superior. No momento em que alinharmos as duas visões estaremos sintonizados com a missão de nossas almas, consequentemente estaremos evoluindo a passos largos." (21 verdades sobre evolução espiritual - Bruno J. Gimenes)

Não vou me estender muito nisso, nem me aprofundar de mais... Acho que isso basta para uma reflexão. Deixem o orgulho de lado(ATENÇÃO: orgulho, egocentrismo, etc. é diferente de amor-próprio!) e pensem nisso!

2 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Sem dúvida mencionar o orgulho é fundamental quando se fala em evolução. A própria bíblia... Um livro de metáforas bem articuladas e sábias que objetiva condensar um conhecimento gigantesco, diz que o pecado que condenou Lúcifer ao abismo... à escuridão, foi o orgulho. Penso que esse seja talvez o maior inimigo da ascensão espiritual.

    O orgulho potencializa, entre outros, um dos nossos piores defeitos que, ao mesmo tempo é um dos mais comuns: Comparar o comportamento dos outros ao nosso, considerando a nós mesmos como um padrão... Isso traz intolerância, crítica e julgamento. Isso, quando em crescente, nos desvia da capacidade de admirar ao próximo. Admirar o homem é o primeiro passo para amá-lo. E o Amor é o único caminho concreto para um crescimento espiritual verdadeiro.

    Mas como você disse... Costuma-se confundir abdicar ao orgulho com se humilhar e abdicar ao amor próprio. Mas achar que terceiros realmente podem ter a capacidade de rebaixar a sua essência ou diminuir a sua personalidade, não é nada mais que a extrema manifestação de orgulho. E o pior, esse sentimento faz parte da nossa arquitetura emocional, cabe a nós minimiza-lo e gerirmos ações que o contradigam. Isso é evolução! Uma luta contra nós mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso??? hahahaha.. Não lembrava desse blog não.. Enfim!

      Excluir