way2themes

Eu, eu mesmo e o egocentrismo

Por: | 09:31 1 comentário
Bem, hoje eu vou falar sobre EGOCENTRISMO. Pra quem não sabe o que é, vou dar umas definições... De acordo com o dicionário, egocêntrico é aquele: “Que se refere ao ego, ao eu, considerado como o centro do universo.”; de acordo com o Wikipédia, egocentrismo: “É a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor.

Egocetrismo é a qualidade da personalidade humana que remete ao indivíduo que prioriza a si (seus desejos, pensamentos e necessidades) diante da realidade, tornando-se imersos em uma fantasia apropriada a esse padrão de aceitação e não enxergando a realidade da vida social e das necessidades de outros indivíduos em relação as suas.”. Enfim, de modo geral, o egocentrismo é você achar que tudo está relacionado à você, é você só falar de você só querer saber de si mesmo.

Numa visão mais profunda e psicológica, pelo menos no meu ponto de vista, isso é algo bem comum e pode estar relacionado à insegurança. Agora, você deve estar se perguntando: “Quem é essa mulher pra falar de egocentrismo? Aposto que ela é também é!”, e eu te respondo: Todos nós temos uma parte egocêntrica. Eu, pelo menos, acho muito difícil alguém ser 100% altruísta. Pode ser 99%, mas tem 1% que cuida do ego ou quer cuidar. Afinal, a gente gosta de se achar bonito, de saber que falam da gente, que elogiam, seja fisicamente ou não.

O egocentrismo é puro egoísmo e todos nós somos o mínimo egoístas. Ou deveríamos ser. O amor próprio, que virou algo banal a ser dialogado e comentado, importa sim! O fato de centrar-se no seu ego faz diferença, seja de mais ou de menos. Ademais, é o que sempre digo e procuro por à vista, tudo em exagero faz mal, ou seja, reflita um pouco quanto a isso.

Pare de ser egoísta, egocêntrico ao extremo, saiba equilibrar isto. O equilíbrio é tudo na vida!

Um comentário: Deixe o seu comentário

  1. O egocentrismo é uma doença triste da alma. O pior é que eu não sei se existe cura e certamente, em muitos casos, quem é egocêntrico não escolheu ser assim. Isso é triste. Porque aqueles que possuem um ego muito maior que o saudável estão condenados a ser infelizes. Porque a felicidade só se alcança quando se é capaz de amar ao próximo incondicionalmente. E por mais que compartilhar, com os outros, um grande amor próprio seja um bom caminho para isso, o egocêntrico não pode fazê-lo porque guarda todo o seu amor para si mesmo.

    ResponderExcluir