way2themes

A Educação e seus níveis - Parte I

Por: | 09:11 Deixe um comentário

No meu ponto de vista, e suponho que no modo de vista geral, existem vários níveis de educação. Não só aquele, mais conhecido que engloba o processo ensinar e aprender - professor x aluno, que podemos observar na sociedade por incontáveis gerações.
Esse tipo de educação é muito importante para a sociedade, para a formação do indivíduo, que, no caso, seria a "prática educativa formal", que é intencional e tem objetivos determinados, sendo assim, aquela educação que estamos acostumados, que ocorre nos espaços escolarizados. Tais como o Ensino Infantil à Pós-Graduação.

Mas, mais indispensável é aquela "educação que vem de casa". Aquela educação que o povo não tem, em grande maioria. Essa educação é a que transforma a sociedade, é a que soma, é a que dá o "algo a mais" no desenvolvimento do indivíduo, tanto como próprio indivíduo, como trabalhador, como pai, etc. É o ato de conhecimento. Convenhamos que é uma raridade, pessoas educadas, de preferência nesse aspecto. E apartir daí e mesmo da educação formal e escolar, temos déficts e falhas.

Não digo isso como sendo a pessoa mais educada do mundo, mas tendo em vista passar uma crítica construtiva à todos. Fui muito bem educada pelos meus pais, mais no quesito de saber ter bom-senso. Não fui educada a buscar muito conhecimento, como ler bastante e tudo mais, mas hoje procuro tapar este buraco. A educação que eu digo que o povo não tem é o justo "bom-senso" que tantos ouvimos falar pelas esquinas. E isso não significa ser alfabetizado, ser sábio, ter conhecimento, entre outros; significa saber ser gentil, não ser ignorante na questão de saber que não se deve andar com o guarda-chuva embaixo de marquises (aliás, parem de falar sombrinha e consequentemente parem de fazer meus ouvidos sangrarem, cada vez que escuto e leio isso), saber que não se deve parer em portas, sejam elas comerciais ou residenciais, andar com crianças do lado de dentro da calçada, olhar para frente e atento às coisas e situações, saber falar com as pessoas e não digo "saber falar difícil" e sim, saber falar um "com licença" "obrigada", e por aí vai.

Agora eu lhe pergunto: Como é que um indivíduo que o direito de exercer "cidadania", se ele não sabe agir como cidadão, se ele não tem respeito, se não é educado?

0 comentários:

Postar um comentário